Cuidados especiais com o Bonsai

Home/Curiosidades/Cuidados especiais com o Bonsai
Cuidados especiais com o Bonsai 2016-02-28T23:16:41+00:00

 

Podemos deixar um bonsai sempre dentro de casa?

Não existe no Brasil bonsai de interior. Não existe uma árvore que cresça dentro de casa, sem luz, sem fotossíntese. Existem plantas de interior, mas não existem árvores de interior. O ideal para quem quer ter um bonsai na sala, por exemplo, é deixa-lo ali por quatro, cinco dias no máximo, e depois coloca-lo fora, onde tome sol, vento, chuva. Quando a planta está no interior da casa temos que entender que ela não está sob ação do sol e temos que reduzir em 50% a rega dessa planta. Porque se nós a molhamos como se estivesse fora, podemos apodrecer todo seu sistema radicular. A receita ideal é: quatro, cinco dias dentro, uma semana fora.

Pode-se deixar o bonsai sob o sol o tempo inteiro?

Existem plantas que quando adultas podem ficar tranquilamente sob pleno sol. O pinheiro, por exemplo. Agora, se nós temos um bonsai de pinheiro, apesar da planta geneticamente ser de pleno sol, a quantidade de terra que temos no vaso não é de pleno sol. Se nós temos plantado um pinheiro num vaso que está com 100 gramas de terra, e se o deixamos exposto todo dia a uma temperatura de 40 graus, a terra vai secar e as raízes vão morrer. Existe uma relação entre a quantidade de terra que nós temos dentro do vaso e a exposição ao sol. Nós podemos deixar, certamente, um bonsai de pinheiro num vasinho a pleno sol o dia inteiro, o ano inteiro. Mas vamos estar molhando continuamente a planta, porque ela não tem onde tirar água. Na natureza, quando a planta tem muito sol, ela aprofunda as raízes e vai às camadas mais internas procurar pela água. No vaso há um limite.

Pode-se podar uma árvore continuamente?

Não. Há gente que acredita que no momento em que compra um bonsai ele recebe junto as tesouras para podar. O máximo que pode acontecer é que na época do crescimento, no meio do verão, ela apresente uns galhos de que não precisamos . aí há duas atitudes a tomar: podá-los imediatamente ou deixa-los crescer e podá-los no momento que termina o verão. Porque qualquer galho que está crescendo para cima, está melhorando a condição da planta. Quando se tratar de um galho de crescimento que se dá na base do tronco, que nós chamamos de galhos chupões ou ladrões, devemos podá-los imediatamente porque eles vão debilitar nossa planta.

Quantas vezes e como se molha um bonsai?

Há que acredite que o bonsai não toma água e basta borrifa-lo uma vez a cada três dias, uma vez por semana. Não. Bonsai tem que ser molhado até quatro vezes por dia, dependendo da temperatura externa em que ele esteja. Nunca se deve estar preocupado em caso de molhar o bonsai demais, porque nossa mistura de terra, que tem no mínimo 50% de areia, permite a imediata drenagem do excesso de água. Às vezes, é melhor molhá-lo demais, durante o verão, do que molhar pouco. Molhar demais tem Cura, se a planta está no exterior. Molhar pouco não, a planta morre.

É preciso ferver a água antes de regar um bonsai?

Não. Mesmo que você ache que a água pode ter muito cloro, então seria melhor usar água mineral, ou fervê-la antes de usar. Mas isso não é necessário. Por mais que a água tenha excesso de cloro, é preferível que a planta se acostume com esse tipo de água. Se você não tem como garantir que toda a vida vai molhar seu bonsai unicamente com a água mais pura, é preferível molhar a planta com a água de torneira mesmo.

Posso molhar um bonsai sob o sol forte do meio-dia?

Há gente que pensa que molhar a planta ao meio-dia ela vai queimar, as folhas vão queimar. Isso é falso. As leis da física dizem que são necessárias 800 calorias para marcar ou queimar uma folha. A água a 80 graus começa a evaporar. Nunca vamos queimar uma folha com água. O que pode queimar uma folha quando se molha a planta ao meio-dia, é a água quente que está no esguicho. Há esguichos com cerca de 9 metros de comprimento. Quando se abre a torneira dirigindo o jato diretamente sobre a planta, a água que sai no principio pode estar bastante quente. Dependendo da temperatura, ela pode sair a praticamente 75-80 graus. Então, o cuidado que se deve ter, e deixar correr a água até que esteja fria. Não existe nada melhor para uma planta do que a hidratação, mesmo que seja ao meio-dia. É como a pessoa que está debaixo de um sol de 40 graus – o que existe de melhor é poder tomar um bom banho. O mesmo acontece com as plantas. Se você molha ao meio-dia, está fazendo um favor para ela.

Sobre regar o bonsai várias vezes, isso também vale quando é inverno?

Não. No inverno a planta está praticamente em dormência, ou seja, a planta para sua atividade. Ela não tem tanta evaporação. Na temperatura fria a evaporação se reduz praticamente a 10% ou 20%. Então, no inverno, nós temos que molhar muito menos a planta. Com certeza, uma vez por dia é suficiente. Mas nunca esquecer de molhar as plantas todos os dias.

É preciso regar a planta quando está chovendo?

Há quem acredite que porque choveu está desobrigado de molhar a planta. Mas se a planta que estava embaixo da chuva tiver uma copa bem ampla, com muita folhagem, com certeza o que se molhou foram as folhas e não a terra. É um bom costume quando terminar de chover pegar o esguicho e molhar a planta na parte da terra. A não ser que tenhamos uma chuva que dure todo o dia. Mas chuvas rápidas não molham a terra como é necessário.

É preferível molhar a planta de noite ou ao entardecer?

Isso de molhar a planta ao entardecer ou à noite é outro mau costume, semelhante ao de não molhar a planta ao meio-dia. O ideal é molhar as plantas enquanto ainda há sol, de preferencia quando ele está cerca de 10 ou 20 graus sobre o horizonte. Porque nós estamos molhando as plantas e após essa reidratação, o sol vai se encarregar de secar o excesso de água das folhas. Isso significa que a planta vai dormir com as folhas secas. É como uma criança. Se você deixa um bebê dormir molhado, na manhã seguinte vão aparecer assaduras. Com as plantas acontece o mesmo. Se você costuma deixar sua planta dormir molhada, certamente vai ter uma enorme e belíssima proliferação de fungos.

É preciso colocar pedrinhas mais grossas no fundo do vaso?

Não. Isso é outro velho costume, o de colocar pedrinhas ou pedras mais grossas para garantir a drenagem. Isso é totalmente inadequado para um bonsai. Está comprovado pela física que a umidade se transfere de uma partícula maior para uma menor. Se no fundo do vaso nós colocamos mais partículas grandes do que pequenas, estamos criando uma contracorrente de umidade. O oxigênio não vai chegar à planta porque há uma corrente de umidade que vai puxar o oxigênio para fora. As pedras mais grossas abaixo das mais finas vão deixar a umidade na parte de cima do vaso e essa coluna não vai permitir que o oxigênio chegue à planta. O ideal é fazer o contrário e colocar partículas mais finas embaixo, para que puxe a umidade para fora, para que drene mais.

Texto extraído da revista O mundo do Bonsai – Marcelo Miller. Ano 1 nº2 Ed. Online