Ferramentas para o Cultivo do Bonsai

Home/Curiosidades/Ferramentas para o Cultivo do Bonsai
Ferramentas para o Cultivo do Bonsai 2017-05-12T23:47:59+00:00

Imagem extraída da internetQuais são as ferramentas ideais para bonsai?

O básico entre as ferramentas utilizadas para fazer um bonsai são a tesoura de poda das raízes e o alicate de corte côncavo, que permite melhor cicatrização do galho que estivermos podando do tronco.

Por que essas tesouras de bonsai têm uma forma tão particular?

Essa forma peculiar é para que você possa trabalhar com os cinco dedos, usando a pressão da mão para poder cortar. Dessa maneira, o corte vai ser muito mais preciso e você não vai mastigar as raízes que está cortando. Isso permite que ela se reproduza, não fazendo o corte da formiga que mastiga o tecido e impossibilita o retorno do crescimento.

Quer dizer que se eu não tiver uma tesoura apropriada eu não posso fazer o bonsai?

Pode, desde que tenha cuidado para que o corte seja feito com uma tesoura bem afiada que não esteja enferrujada. E, no momento do corte, é fundamental não “mastigar” o tecido da planta.

Existe alguma diferença entre essas tesouras pintadas de preto e as tesouras de inox, além delas não enferrujarem?

A única diferença é essa ferrugem que se forma naturalmente porque o metal não está cromado, não está niquelado. Há, porém, alguns cuidados que você pode tomar com as ferramentas: limpe-as sempre, desinfete a tesoura sempre que for passar do corte de uma planta para outra. Tenha cuidados como se fosse tratar da operação de um ser humano.

Resumindo, qual seria o kit necessário para começar a trabalhar com bonsai?

O básico seria uma tesoura bem afiada, para evitar mastigar os tecidos no momento da poda, e um alicate de corte côncavo; uma pasta cicatrizante para cortes maiores de 3mm de diâmetro em um galho ou raiz; e um palito de madeira, que serve para socar a terra e moldar o arame, ajudando no memento do replantio.

Fale um pouco mais sobre essa pasta cicatrizante.

A pasta cicatrizante evita a formação de fungos e a entrada de água na ferida que nós fizemos no corte. Pode ser utilizada vaselina, cola branca, própolis, cera de abelha ou graxa de sapato. A pasta dental também é indicada por ser alcalina e evitar a formação de fungos. Mas qualquer tipo de pasta que não contenha nenhum produto tóxico cumpre a função de selar o corte. Há também as pastas especializadas, vendidas nas boas lojas de bonsai.

Pode-se combinar produtos para a formação desta pasta?

Tanto faz. Mas se você misturar a vaselina com o própolis, por exemplo, é melhor ainda, porque a vaselina é seladora e o própolis é um antibiótico natural.

Extraído da revista O mundo do Bonsai – Marcelo Miller. Ano 1 nº2 Ed. Online